23.4.14

É impressionante ver formas de protesto como essa

Da Folha de São Paulo

Bandidos queimam 34 ônibus em Osasco
Grupo armado invadiu garagem na Grande SP para incendiar veículos; polícia suspeita de disputa entre traficantes
Irmão gêmeo de jovem de 19 anos assassinado horas antes do incêndio foi preso sob suspeita de participar de ataque
DE SÃO PAULOCinco homens armados renderam vigias, invadiram a garagem de uma empresa de ônibus e atearam fogo em 34 veículos na madrugada de ontem em Osasco (Grande SP).
A polícia suspeita que o ataque esteja ligado a uma disputa entre traficantes.
O incêndio prejudicou o transporte de cerca de 20 mil passageiros, segundo a viação Urubupungá, que presta serviços para a prefeitura.
Segundo a polícia, o ataque ocorreu por volta da 1h. Os criminosos armados renderam funcionários e ordenaram que eles jogassem combustível em um dos ônibus.
Um funcionário relatou à polícia que foi mantido dentro do ônibus e só foi autorizado a sair quando o fogo se espalhou pelo veículo. Ele teve ferimentos no braço.
A polícia afirma que 23 ônibus tiveram perda total e que 11 foram parcialmente incendiados. A Urubupungá estima prejuízo de R$ 10 milhões.
A empresa diz que a frota não tinha seguro e que os ônibus parcialmente destruídos podem ser recuperados dentro de quatro a cinco meses.
O incêndio começou em um ônibus, mas se espalhou porque os veículos estavam estacionados próximos.
Um jovem suspeito de participar do ataque foi preso. Edilson Silva, 19, é irmão gêmeo de Edmilson Silva, que foi assassinado horas antes do ataque à garagem.
A polícia suspeita que o ataque foi uma forma de vingança pela morte de Edmilson, assassinado com 24 tiros em uma praça de Osasco conhecida por ser um ponto de tráfico de drogas.
O delegado seccional de Osasco, Paulo Tucci, diz que as investigações iniciais apontam que a morte de Edmilson ocorreu em meio a uma disputa de traficantes --os irmãos tinham passagem sob a acusação de tráfico de drogas na adolescência.
Edilson foi preso sob suspeita de incêndio doloso (intencional), formação de quadrilha, dano ao patrimônio e lesão corporal. A polícia diz que testemunhas reconheceram o suspeito, que também aparece em imagens de câmeras de segurança. Outros quatro homens eram procurados.
No interrogatório, segundo Tucci, Edilson disse que só falaria em juízo. A reportagem não conseguiu falar com o advogado dele.
Ontem, todas as 21 linhas de ônibus da zona norte de Osasco foram afetadas, porque o incêndio tirou de circulação 29 dos 171 veículos que prestam serviço na região.
A Urubupungá se comprometeu a regularizar a circulação com uso de frota reserva.
Outros dois ataques a ônibus foram registrados desde anteontem na capital.
Dois ônibus foram incendiados em Ermelino Matarazzo, na zona leste. A polícia ainda investiga o motivo.
Às 18h de anteontem, outro veículo ficou destruído durante protesto no Tremembé, na zona norte, contra a falta de água no bairro.
Com esses, já chega a pelo menos 117 os veículos incendiados em ataques criminosos neste ano na Grande SP.
O balanço considera os veículos municipais de Osasco e São Paulo e os intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). No ano passado inteiro, foram 84 incêndios criminosos a ônibus.

    No comments: