20.11.13

Inspeção veicular

Do UOL.
Tem gente deixando de lado essa inspeção. Isso vai dar uma enxurrada de multas...


Inspeção da Controlar só vai até o fim de janeiro de 2014
8

Em São Paulo
  • Moacyr Lopes Junior/Folhapress
    Justiça de São Paulo decide que inspeção veicular continua valendo até o dia 31 de janeiro de 2014
    Justiça de São Paulo decide que inspeção veicular continua valendo até o dia 31 de janeiro de 2014
A Justiça negou nesta terça-feira (19) a antecipação de tutela pleiteada pela Controlar, responsável pela inspeção veicular em São Paulo, em ação movida pela empresa para manter a exigência de realização do serviço até 2018. O juiz Paulo Baccarat Filho, da 11ª Vara da Fazenda Pública, afirmou que o pedido é inviável. Na prática, ele manteve a cautelar emitida em 16 de outubro, que prevê o teste até o dia 31 de janeiro de 2014.
A ação movida pela Controlar é uma resposta à tentativa da prefeitura de suspender o serviço até que ele seja novamente licitado em São Paulo. O fim das atividades chegou a ser anunciado oficialmente pelo governo no dia 11 de outubro, mas a gestão Fernando Haddad (PT) foi obrigada a recuar, por causa de uma liminar obtida pela concessionária na Justiça cinco dias depois.
Para a Procuradoria-Geral do Município, o prazo de vigência do contrato firmado com a empresa expirou em março de 2012. A Controlar, por sua vez, sustenta que a validade se encerra somente em 2018, dez anos após o início da inspeção na cidade.
A decisão final sobre o impasse jurídico não tem data para ser publicada. Até lá, carros emplacados na cidade continuam obrigados a passar pela inspeção ambiental. A taxa é de R$ 47,44, mas pode ser recuperada, caso o veículo seja aprovado. O reembolso deve ser solicitado à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Nesta terça-feira à noite, a Controlar afirmou que busca demonstrar que seu contrato continua válido e continua confiando no reconhecimento de seus direitos pela Justiça. Segundo a empresa, o serviço é indispensável à cidade e aprovado pela população. As informações são do jornal "O Estado de São Paulo".

No comments: