30.6.11

Martírio em Osasco

Registro aqui matéria do jornal Diário da Região. Essa escada provisória é um terror. Um dia eu desci os degraus quase que um por um, com medo de torcer o pé. E tem gente que desce falando ao celular...




Atualizado em 30/06/2011
Escadas provisórias da estação de trem viram “calvário” para os passageiros 

A escada temporária foi montada em cima de uma estrutura metálica e com degraus de madeira 
Danilo Dainezi
(danilodainezi@webdiario.com.br)

Virou um verdadeiro calvário o acesso à estação de trem de Osasco, da linha 8-Diamante, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Isso porque, desde fevereiro, as escadas que ligavam a plataforma ao Largo de Osasco foram desativas e substituídas por escadas e elevador provisórios, típicos de construção civil. As mudanças fazem parte das obras de adequação e reformulação da estação, que prevêem ampliação e alterações no layout.

A escada temporária foi montada em cima de uma estrutura metálica, e sua base é formada por degraus de madeira, revestidos de uma proteção emborrachada. Além do esforço necessário para subir três lances de escadas, é preciso ter cuidado com alguns degraus frouxos, com parte da cobertura de borracha descolada, e com as faixas antiderrapantes desgastadas.
A usuária da estação, Renata Martins, protestou contra as condições das escadas. “A população não aguenta mais subir aquela escada totalmente inadequada. Queremos escada rolante”, solicitou. Um vendedor de comércio ambulante local, que não quis se identificar, comentou que já presenciou diversos acidentes nas escadas. “Já vi muita gente tropeçando, perdendo o equilíbrio, e até uma menina que torceu o pé”, contou.

Já o elevador provisório é uma cabine vazada, com capacidade para até 16 passageiros, controlada por um funcionário da CPTM, que funciona no horário em que a estação está aberta. Seu uso é restrito a gestantes, idosos, obesos com IMC (índice de massa corporal) superior a 40, pessoas com deficiência, pessoas com criança de colo, ou com carrinho de bebê.

Uma aposentada, que também preferiu não revelar o nome, disse que chegou a usar as escadas provisórias, mas, depois de sofrer um acidente em casa, passou a utilizar o elevador temporário da estação. “Não posso mais fazer força nas costas. Agora vou de elevador. Só não gosto do solavanco que ele dá quando pára”, avaliou.

Procurada pela reportagem do Diário da Região, a CPTM informou, por meio de nota, que “a implantação das novas escadas rolantes, na estação Osasco, será concluída até o final do segundo semestre, quando os usuários poderão fazem uso do novo equipamento”. A entrega da reforma geral da estação está prevista para dezembro. 

No comments: