5.12.13

Do jornal de Osasco

Atualizado em 05/12/2013
Vara do Tribunal de Justiça treme e assusta todo mundo no local

Prédio da Vara da Fazenda em Osasco tremeu pela segunda vez. Os funcionários pararam o expediente 
Da redação
(cotidiano@webdiario.com.br)

Foi um grande susto. Os servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo que atuam na Vara da Fazenda Pública de Osasco trabalhavam normalmente quando, na manhã de terça-feira, sentiram um forte abalo na estrutura do prédio, localizado na rua Castelo Branco, na região central. Assustados, eles chegaram a evacuar o prédio, temendo desabamento. Nesta quarta-feira, quando voltaram ao trabalho, o prédio tremeu de novo. Desta vez, eles se recusaram a continuar o expediente.

O abalo teria ocorrido devido a uma demolição que ocorre no imóvel vizinho. O engenheiro responsável pela obra, que fica nos fundos de um estacionamento, explicou que um muro de uma estrutura que faz parte do Hospital Renascença foi demolido, e quando caiu provocou uma propagação de ondas subsônicas.

A Defesa Civil de Osasco foi acionada e enviou técnicos ao local. De acordo com o laudo emitido pelo órgão, “devido à obra no prédio do Hospital Renascença, ao ser demolida uma parede, o impacto causou danos à estrutura da edícula aos fundos do número 305”, que é o prédio que abriga a Vara da Fazenda.

Rachaduras com até um centímetro de espessura foram verificadas pelos técnicos da Defesa Civil e uma nova inspeção com engenheiros deve ser realizada até o fim da semana para emitir um laudo detalhado sobre as condições do prédio.

Mas esse não é o único problema que atinge o local. A situação da precariedade do prédio é antiga. Ela foi alvo de reportagens, com denúncias da Apatej (Associação Paulista dos Técnicos Judiciários), em O Diário desde abril deste ano, incluindo desde rachaduras até o uso de um elevador desativado como arquivo.

A estrutura não é adequada para esse uso. Há aqui toneladas de processos judiciais arquivados ou em trâmite, e já nos foi comunicado por um engenheiro que a estrutura não suporta o peso”, afirma o presidente da entidade, Mário José Mariano, o Marinho.

O prédio é locado pela Prefeitura e cedido ao TJ por meio de uma parceria. Em novembro, o Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) enviou ofício ao TJ também alertando sobre as condições dos prédios que abrigam as Varas da Fazenda Pública e também da Família da comarca de Osasco.

Em reposta a essa reportagem, também publicada no Diário, o TJ-SP, por meio de sua Assessoria de Imprensa, informou que o prédio foi vistoriado recentemente e não apresenta nenhum risco estrutural. Já quanto à falta de espaço, tanto o TJ quanto a prefeitura informaram que está, em andamento, processo para que as Varas sejam transferidas para um outro imóvel, maior que o atual. O TJ analisa dois imóveis para abrigar as Varas.

Mas esse não é o único problema que atinge o local. A situação da precariedade do prédio é antiga. Funcionários usam um elevador desativado como arquivo. “Há, no local, toneladas de processos judiciais arquivados, ou em trâmite, e já nos foi comunicado por um engenheiro que a estrutura não suporta o peso”, afirma o presidente da entidade, Mário José Mariano, o Marinho.

No comments: