26.12.13

Fórum de Carapicuíba

Do Diário da Região

Atualizado em 13/12/2013
Fórum de Carapicuíba não será transferido para Osasco, revela desembargador

Eduardo Cortez de Freitas confirmou a informação durante visita a Carapicuíba na última terça-feira 
Maximiliano Soriani
(maximiliano@webdiario.com.br)

Após ameaças de ter suas atividades paralisadas e migrar para Osasco, foi acertado que o Fórum de Carapicuíba vai ser mantido no município. A informação foi confirmada, na última terça-feira, pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, coordenador da circunscrição judiciária de Osasco, que abrange os municípios da região.

O desembargador esteve no Fórum, representando o presidente do TJ, Ivan Sartori, para cerimônia de oficialização do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania (CEJUSC) na cidade.

Em entrevista ao Diário, Gouvêa afirmou que será locado um novo imóvel, no bairro da Fazendinha, para abrigar o órgão. A autorização já foi expedida pelo TJ e os preparativos para mudança começam no início de 2013.
O desembargador acredita que a transferência para o novo endereço será rápida. Segundo ele, a mudança para Osasco seria difícil de se conceber. “Só seria viável se fosse para atravessar uma rua ou no quarteirão. Aí seria aceito, porque é questão de comarca contígua. Agora, se for mais distante e ficar em outra comarca, acho que isso seria inviável”, disse.

O atual prédio do Fórum de Carapicuíba enfrenta problemas estruturais e fica em uma região onde ocorrem assaltos, tráfico de drogas e invasões. A mudança para Osasco foi cogitada devido à dificuldade de se encontrar, na própria cidade, outro imóvel com tamanho e estrutura suficientes para abrigá-lo.

O problema foi resolvido com a alternativa encontrada na Fazendinha. Embora o bairro fique afastado do Centro, o desembargador acredita que, aos poucos, a prefeitura poderá oferecer melhores condições de acesso, como o remanejamento ou criação de nova linha de ônibus ao local.

O prefeito Sergio Ribeiro comemorou a decisão. “É importante para a cidade. Disse em todas as entrevistas até hoje que ninguém quer mudar o Fórum de Carapicuíba, desconheço quem queira mudar para outra cidade. Todos querem melhores condições para atender a população. Então, várias alternativas foram procuradas e agora fica cada vez mais sólida a decisão de permanecer em Carapicuíba”, declarou. 

No comments: