15.8.11

Post rabugento

Esse post começa motivado por algo que vem me incomodando há tempos. São os conselhos da Polícia  para evitar isso, não fazer aquilo, etc. Tudo bem que não reagir é básico e não preciso muito tempo de explicação para entender. Agora, não podemos abdicar de nossas vidas e nossos hábitos quase normais porque o Estado não é capaz de proporcionar um mínimo de segurança.

No limite, é isso o que está transformando São Paulo em uma cidade de estacionamentos. É muito díficil você ir a algum lugar e não ter que largar seu carro num estacionamento. Uma amiga nossa teve o carro furtado numa rua e na delegacia e teve que ouvir que largar ali era pedir para ser furtada. Eu fui delegado de polícia e  NUNCA  falei algo assim. É um tremendo desrespeito para o cidadão.

Agora os restaurantes são vítimas de arrastões. Eu ainda não ouvi algum iluminado dizer para o pessoal não sair para comer fora.Mas o fato é que a polícia está sob pressão e não consegue atender a essa necessidade maior de segurança. Não está conseguindo reprimir essa onda por uma razão muito simples: há muito tempo que a atividade policial de ronda e patrulhamento tem sido deixada de lado. Há muito tempo não vemos blitz de esclarecimento e fiscalização nas ruas.

Nas estradas, então, nem se fale. As rodovias no período da noite são dos infratores. Ontem, voltando de São Carlos, fiquei assustado com a quantidade de carros com faróis queimados. Quem vai retirar esses carros das ruas ou multar seus condutores? Ninguém: a polícia não fiscaliza mais nada. A única infração punida nas estradas é o excesso de velocidade. A direção perigosa passa batido. Carros costuram entre outros, dirigem perigosamente perto, sem a observância da distância regulamentar e tudo bem. Quem fiscaliza? Quem pune? Quem autua? Quem cuida da frota de veículos com insulfilme colocado com graduação acima do permitido? A polícia deveria fiscalizar, mas não o faz.

No comments: