25.9.12

Proibição de filme

Isso me lembra uma polêmica de 27 anos atrás, a proibição do filme Je vous salue Marie, de Godard. O Centro Acadêmico organizava sessões em protesto e muita gente chiava. O filme foi proibido por pressão católica e o governo Sarney cedeu facilmente.
Esse caso agora é diferente. Essa coisa que se chama "filme" está somente no You Tube. Até comecei a ver, mas não vi muito sentido.
Lamentável que tenha gente no mundo usando a liberdade de expressão para atentar contra coisas muito preciosas para outras pessoas.
Alguns atores estão dizendo que foram iludidos. Alguns diálogos teriam sido dublados depois de filmados, dando a entender que os atores não falaram aquilo. Sem falar que ninguém conhece o "cineasta".
Assim, esse "filme" não fará falta.
A notícia vem do Estadão.



Justiça proíbe exibição no Brasil de filme que ofende Maomé

O YouTube tem dez dias para tirar do ar o trailer de 'Inocência dos Muçulmanos', que causou protestos em países islâmicos

25 de setembro de 2012 | 19h 11
Guilherme Russo e Luiz Raatz, O Estado de S. Paulo
Texto atualizado às 20h10  
Filme ofensivo a Maomé causou protestos no mundo islâmico - Naseer Ahmed/Reuters
Naseer Ahmed/Reuters
Filme ofensivo a Maomé causou protestos no mundo islâmico
O Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu nesta terça-feira, 25, o site YouTube de exibir o trailer do filme 'Inocência dos Muçulmanos' que, ofensivo ao islamismo, tem causado protestos em diversos países. Horas antes, a presidente Dilma Rousseff condenou a islamofobia no discurso de abertura da 67.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York.
A decisão foi tomada nesta tarde pelo juiz Gilson Delgado Miranda, da 25ª Vara Cível, segundo informações da assessoria de imprensa do TJ, e acata um pedido da União Nacional Islâmica contra a Google Brasil, responsável pelo serviço de vídeos online.
YouTube tem dez dias para tirar do ar o trailer no Brasil. A cada dia de descumprimento da medida, uma multa de RS 10 mil será cobrada da empresa, segundo o despacho do magistrado. Cabe recurso.
A reportagem entrou em contato com a Google Brasil para que a empresa comentasse o caso. Até o início desta noite, porém, os representantes do site não retornaram o pedido do Estado.
"O caso realmente envolve uma questão complexa e de difícil solução. Em verdade, traz um conflito claro em relação à liberdade de expressão e à necessidade proteção de indivíduos ou grupos humanos contra manifestações que possam induzir ou incitar a discriminação de preconceito de religião. Realmente, o nosso sistema constitucional consagra a liberdade de expressão por considerá-la um dos fundamentos essenciais de uma sociedade democrática (...). Cancelar o que é ilícito, no entanto, não ofende o valor relevante da liberdade de pensamento e de comunicação", declarou o juiz em sua decisão, argumentando que a medida não representa censura. Leia o documento na íntegra.
O advogado da União Nacional Islâmica, Adib Adbouni comemorou a decisão e disse que o filme viola a Constituição, pois, em sua interpretação, viola o direito de liberdade de religião. Para o advogado, o vídeo "ofende a coletividade islâmica".
Para o presidente da Associação Beneficente Islâmica do Brasil, Bilal Jumaa, que organizou uma passeata contra o filme, a decisão da Justiça foi acertada. "Foi bom para impedir que digam essas coisas ruins", disse o religioso. "Isso é um ataque que mexe com todas as religiões e vai proteger a liberdade de religião."
Ainda de acordo com Jumaa, o fato de a comunidade islâmica brasileira ter se mobilizado pode ter contribuído para a proibição do filme. "Pode ser, sim. A gente se mobilizou e mostrou que esse filme não é legítimo.

No comments: