27.12.11

STF e mensalão

Do Blog do Fred, que tirou do Valor Econômico


27/12/2011

Um Ano Novo para o STF se recompor politicamente

'Supremo precisa de paz para julgar o mensalão'

Do jornalista Raymundo Costa, repórter especial do jornal "Valor Econômico", na coluna publicada sob o título "A politização do Judiciário":

O julgamento do mensalão, na prática, já começou e pegou o Judiciário, por meio de sua Corte máxima, numa crise. O   Supremo é corporativo quando tenta limitar os poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ou quando deleta a memória de alguns figurões de toga. Por mais técnicas que sejam as razões apresentadas, a opinião pública sempre verá na decisão uma tentativa de escapar da fiscalização e do controle da sociedade".

(...)

O Supremo precisa de mais paz, menos holofotes e vaidades exacerbadas para julgar um dos principais processos da sua história. Afinal, o homem mais poderoso do primeiro mandato do governo Lula é acusado de haver montado uma quadrilha para comprar votos no Congresso. Os advogados da maioria dos acusados integram a primeira linha da banca. Não é uma tarefa simples. O Supremo não vai a lugar algum sem antes se recompor politicamente".

(...)

O pronunciamento do Supremo, absolvendo ou condenando, deve ser inquestionável.

(...)

2012 não será apenas o ano do Supremo, mas também o de protagonismo do primeiro ministro negro da história do Supremo Tribunal Federal. Algum tempo depois de tomar posse, ao comentar suas desavenças com outros ministros, ele mesmo alertou que não se deveria esperar dele a atuação de um "negro submisso e subserviente".


Escrito por Fred às 16h03

No comments: