6.12.11

The Litigators

Domingo a noite eu acabei de ler esse livro. Ainda deve demorar mais uns bons seis meses para sair a tradução no Brasil.
O ritmo do livro é um pouco menos tenso que alguns anteriores do mesmo autor.
Começa com dois núcleos: um escritório pequeno de dois advogados mais que medíocres, que apenas sobrevivem. Um advogado de 32 anos, ganhando 300 mil por ano, mas explorado e cansado do grande escritório em que trabalha. Ele cai fora e vai parar, por acaso, no pequeno escritório e fica trabalhando lá.
O pequeno escritório se envolve numa ação contra um grande laboratório que teria um remédio no mercado causador de danos aos pacientes. O paciente tomaria o remédio para o colesterol e o remédio causaria danos ao coração.
Daqui para frente eu meio que estrago a leitura com "spoilers". Se não quiser saber algo que pode ser um adiantamento da história, pare por aqui.
Lá pelo final do livro o escritório que representa o laboratório começa a pedir medidas judiciais contra os autores dos pedidos.
Isso é algo interessante e ainda pouco visto por aqui. O sujeito pode processar, mas é preciso que tenha um fundamento razoável nas mãos. Pedir sem fundamento, apenas por pedir ou crendo que haverá um acordo redentor antes do julgamento é errado. O livro é bem hábil ao mostrar esse ponto.
É uma excelente leitura. Vale a pena.

No comments: