7.3.14

Um grande exemplo para todos os julgamentos, principalmente os pessoais

Da Folha de hoje.
Destaco o trecho que motivou a colocação neste blog. Um grande exemplo para todos.


Papa diz que furtou crucifixo de caixão de um padre amigo
'De repente, o ladrão que todos temos em nós veio à minha mente', disse ele sobre o caso em Buenos Aires
Pesquisa nos EUA revela que, para 71% dos católicos, Francisco fez grande mudança de rumo na igreja
DO "NEW YORK TIMES"DA EFE
Em audiência com párocos de Roma, o papa Francisco revelou ontem que furtou do caixão de um padre argentino seu amigo a cruz do rosário que ele tinha nas mãos.
Vigário-geral à época, nos anos 90, o papa disse que ao chegar ao velório de Aristide, um padre idoso de uma paróquia de Buenos Aires, se surpreendeu por não haver quase ninguém no local.
Ele comprou flores para o amigo e as deixou ao lado do caixão. Ao ver o terço, pegou-o e colocou-o no bolso.
"De repente, aquele ladrão que todos temos dentro de nós veio à minha mente. Enquanto espalhava as flores, peguei a cruz que estava sobre o rosário e, com um pouco de força, desprendi-a", contou.
O papa diz que desde então sempre leva o crucifixo. "Quando me vem um mau pensamento sobre alguém, levo a mão ao peito para tocar essa cruz", afirmou.
Na reunião com os párocos de Roma, Francisco destacou a importância da "misericórdia" entre os sacerdotes, e por isso contou a história.
O padre Aristide era um grande confessor e chegou a ser o confessor de João Paulo 2º em uma viagem do então papa à Argentina nos anos 80.
PESQUISA
Ontem, quase um ano após o início de seu papado, pesquisa do instituto Pew constatou que a grande maioria dos católicos dos EUA (71%) acha que Francisco assinalou uma importante mudança de rumo, para melhor, na igreja.
A popularidade do papa, eleito em 13 de março de 2013, porém, não inspirou mais americanos a irem à missa, a se confessarem ou a se identificarem como católicos.
Após a renúncia de Bento 16, 70% dos católicos americanos apontaram como prioridade do novo papa "lidar com o escândalo dos abusos sexuais". Hoje, para 54%, Francisco faz um trabalho bom ou ótimo nesse quesito.
Segundo a pesquisa, a maioria acha que ele cuida bem de questões como atendimento aos pobres (76%) e reforma da burocracia do Vaticano (62%). E 25% dos católicos dos EUA se dizem "mais envolvidos" com a religião.

No comments: