1.3.13

A polícia precisa fazer isso mais vezes

O custo estacionamento, associado ao custo flanelinha, ajuda a deixar a gente dentro de casa. Beira o insuportável esse custo, mesmo porque quase não existem mais lugares com estacionamento gratuito ou bem barato. É o bem caro que predomina.

Do Diário da Região

Operação Flanelinha leva 24 guardadores de carros para a delegacia

Dos 24 flanelinhas averiguados 90% apresentam passagem anterior pela polícia. Ação foi para coibir os guardadores que trabalham com o crime organizado 
Juliana Oliveira
(policia@webdiario.com.br)

As polícias Civil e Militar com o apoio da Guarda Civil Municipal de Osasco realizaram durante toda a quarta-feira, 27, a “Operação Flanelinha”. No decorrer da ação que aconteceu na região central, 24 guardadores de carros que atuam de forma irregular foram encaminhados para averiguação no 5ºDP. O objetivo foi coibir e montar um banco de dados com informações de flanelinhas que tentam extorquir motoristas e que trabalham em parceria com o crime organizado.

Aém das equipes do 5º DP de Osasco e da 3ª Cia do 14º BPM/M outros 25 agentes da Guarda Civil Municipal integraram a mega operação. Os flanelinhas assinaram termos circunstanciados de ocorrência policial por incorrerem em crime de contravenção penal por exercício ilegal de atividade, já que nenhum deles possuía autorização da Delegacia Regional do Trabalho para atuar como guardador de carros.

Como se não bastasse o exercício ilegal da profissão, para a polícia esses flanelinhas ainda podem ter relação com o crime organizado passando informações privilegiadas a quadrilhas especializadas em furtos de veículos que vêm de outras cidades para roubar em Osasco.

Por isso, foi elaborado um banco de dados com a fotografia de cada guardador, com as devidas classificação e qualificação, visando identificar os indivíduos que circulam pela região central.
De acordo com a polícia, a Operação foi deflagrada em razão dos altos índices de furtos, roubos e danos a veículos. “Muitos flanelinhas aproveitam para extorquir as pessoas exigindo quantias altas e usando de violência”, destacou o delegado Anderson Pires.

Dos 24 flanelinhas pegos na operação, 90% apresentam passagem anterior pela polícia, muitos têm problemas com o álcool e entorpecentes. Alguns se identificam como moradores de rua para exercer atividades ilícitas. Os locais mais procurados por eles são as praças da região central: Monteiro Lobato, Duque de Caxias, 21 de Dezembro, sob o Viaduto Inês Colino e a alça viária da avenida Maria Campos. “Osasco é uma cidade repleta de praças públicas e isso acaba atraindo indivíduos que ficam perambulando por elas”, disse o inspetor Ailton.

Quem quiser denunciar algum tipo de extorsão, furto ou mesmo a atuação irregular de flanelinha e não queira se identificar basta ligar no telefone do 5º DP e Osasco, 11 - 3682-5728.

No comments: