8.3.13

É uma maravilha ser devedor no Brasil

Outro dia eu fiz um Bacenjud na conta de um septuagenário. Peguei todo o valor devido. Um mês depois, ele vem aos autos e diz que o dinheiro estava na poupança. Liberei.

Ficamos assim:
a) o salário é impenhorável, sem qualquer limite. Você pode ganhar cem mil reais, dever mil reais e o credor tem que chupar o dedo.
b) A casa é impenhorável.
c) O carro caminha para ser impenhorável, eis que muita gente dirá precisar dele para o trabalho. Vira instrumento de trabalho. Além disso, ele só tem utilidade se o credor aceitá-lo em adjudicação. A venda de carros em hasta judicial vem despencando.
d) Caderneta de poupança até certo limite também é impenhorável.
e) Bens de pequeno valor são penhoráveis, mas também possuem possuem baixíssima liquidez.

Ficamos assim: a pessoa deve, não tem bens penhoráveis e o credor vai chupar o dedo...

Maravilha!!!

1 comment:

Isaias said...

Realmente. Acho que todo Brasileiro honesto já está percebendo que o Brasil é o paraíso dos criminosos. Tenho uma casa alugada à 8 meses e o inquilino me pagou sómente um mês. A citação do mandado está na mão do oficial de justiça já faz dois meses e até agora nada. Já está me causando estranheza. Este inquilino (Depois que descobri) tem varios processos, inclusive de crime de estelionato e outras fraudes. Agora vocês acham que vai ser possível fazer uma penhora deste cidadão ? Vai nada, tudo que recebe está colocando no nome dos filhos ou da mãe. Outra coisa, se alguém me puder responder: Pode uma mesma pessoa ter dois nomes diferentes ? Agradeço pelo espaço e se alguém quizer ter acesso à esse processo, eis aqui o número: 4008656-70.2013-8.26-0405