30.5.11

O cidadão fazendo o que o Estado deveria fazer

Cada vez mais o cidadão é chamado a fazer coisas que o Estado deveria suprir. Boa parte da sociedade paga por escolas particulares e planos de saúde, quando isso deveria ser suprido pelo Estado. A segurança é um ponto gritante. Cada vez mais a polícia depende das câmeras de vigilância colocadas por empresas e condomínios. Sem isso, nenhuma investigação começa. Quantas vezes vemos uma notícia dizendo que a polícia procura por imagens dos prédios vizinhos?

A notícia abaixo mostra que os moradores de Perdizes, um ponto campeão de furtos de autos, estão instalando luzes direcionadas para a rua a fim de tentar prevenir mais furtos na região...

Em Perdizes, holofote vira arma contra furto de carros

Moradores instalam equipamento que fica aceso a noite toda para reduzir crime

Bairro da zona oeste registrou 175 casos no mês de abril; edifícios de Pinheiros também estudam instalação


Alexandre Rezende/Folhapress
Prédio instalou holofotes parat entar inibir furtos na rua 

AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO
AGUIRRE TALENTO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Com uma média de mais de seis veículos furtados por dia, alguns moradores de Perdizes, bairro da zona oeste da capital paulista, resolveram reagir: instalaram potentes holofotes nas entradas dos prédios para tentar prevenir esse tipo de crime.
Não é de agora que Perdizes, Pinheiros e Lapa lideram as estatísticas de furtos de veículos na capital, mas nos dois primeiros bairros os casos de furtos só aumentam.
Foram 175 ocorrências em Perdizes no mês de abril, 71 a mais do que no mês anterior.
Em Pinheiros, onde os moradores também estudam a implantação dos holofotes, foram 124 em abril, 5 a mais do que em março.
A estratégia começou em um prédio da rua Professor João Arruda, em Perdizes.
Duas potentes luminárias voltadas para a rua ficam acessas a noite inteira. Nos próximos meses, todos os condomínios da quadra deverão instalar os holofotes.
"Se a rua é iluminada, é possível ver quando alguém está para cometer um furto", disse Aldrin de Aguiar, 41, síndico de um dos prédios que adotaram a medida há cerca de 20 dias.
Além disso, com a iluminação constante, as imagens gravadas à noite pelas câmeras serão mais visíveis.
O ponto negativo, segundo moradores, é que o reforço na iluminação pública será paga pelos condôminos.
Em Pinheiros, Aristides Medeiros, diretor do Conseg (conselho de segurança) do bairro, diz que moradores das ruas Mateus Grou e Capote Valente já estudam os custos dos holofotes.
A iniciativa dos moradores é elogiada por policiais da região, que nos últimos meses admitem ter encontrado dificuldades em prender quadrilhas especializadas.
"Qualquer coisa feita para ajudar a polícia é bem-vinda.
Claro que esses holofotes ajudam a inibir os crimes, mas só eles não bastam", disse o tenente coronel Armando Reis, comandante do 4º batalhão da PM, que também atua na Lapa, bairro campeão em furto de veículos neste ano (535 ocorrências).
"Esses casos só vão diminuir quando prendermos as quadrilhas", afirmou o delegado Dejair Rodrigues, seccional da região oeste.
Segundo a PM, desde o início deste mês, foram intensificadas as rondas na região.
Cerca de 300 homens fazem o policiamento dos três bairros. Na região da Paulista, por exemplo, são cerca de 60.

No comments: