18.3.11

Polícia

EStá na Folha de São Paulo de hoje que o governo do Estado decidiu: a) reduzir o número de distritos policiais em algumas cidades grandes; b) fechar delegacias de polícia em cidades com menos de dez mil habitantes. As ocorrências seriam feitas pela PM ou por policiais de cidades vizinhas, se flagrante.

É um fato preocupante. Nos tempos do governador Quércia a Polícia expandiu seus quadros para colocar delegados em todas as cidades do Estado. É a Polícia Civil quem tem a competência de investigar crimes e preparar os inquéritos policiais que serão enviados ao Ministério Público. Reduzindo a presença em cidades menores é certo que haverá uma renúncia à investigação policial. Haverá o registro de ocorrências e a prisão em flagrante, quando for o caso, mas será reduzida sensivelmente a investigação policial.

Em cidades maiores é certo que, dependendo da força política, havia um número de distritos maior que o necessário. Vários deles funcionavam em casas alugadas, o que é sempre precário. Órgão público tem que funcionar em prédio construído especificamente para isso. O funcionamento em casas alugadas é uma excentricidade que deveria ser mais combatida.

De qualquer forma, isso tudo também demonstra que o Estado, sob essa orientação, opta por reduzir o serviço prestado ao invés de contratar mais pessoas. Isso assume um vulto mais preocupante nessa área sensível da segurança pública. O governo do Estado está promovendo um retrocesso raro e danoso.

Resta esperar que perceba o erro antes que tudo fique pior.

No comments: