20.4.11

É a cultura da infração, sim!

Acabo de receber o texto abaixo enviado pelo subscritor. Meu nome aparece no expediente de um site famoso, razão pela qual acabo recebendo muitos textos destinados a publicação. Estou copiando este porque concordo plenamente com seu teor. Temos a cultura da infração e seria necessária uma fiscalização bem maior. Por mim, podem colocar radares fotográficos a cada 100 metros nas marginais. Tem muita gente dirigindo com o pé no fundo, abusando da segurança da coletividade e expondo todos a muito perigo.


Indústria da multa ou cultura da infração?

Frequentemente ouvimos  de amigos e parentes que existe uma indústria da multa na cidade de São Paulo. Pessoas reclamam de radares, dos marronzinhos, do policiamento de trânsito,  dizendo que a cidade só sabe multar e multar.

Realmente os números impressionam,  em 2010 a CET (Companhia de Engenharia de Trafego) emitiu mais de 6,9 milhões multas de trânsito. A cidade conta com 2.450 agentes da CET e 547 radares. De acordo com o balancete anual do FMDT (Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito), o total de arrecadação em 2010 foi superior de R$ 580 milhões.

Estes números poderiam ser utilizados como argumento por qualquer cidadão para comprovar a existência da indústria da multa na cidade, mas os números podem enganar. Imagine uma cidade com 17 mil quilômetros de vias, 7 milhões de veículos licenciados, sem considerar os que circulam na cidade com origem em outros municípios e estados.
Se fizermos as contas por cima, chegaremos à conclusão  que foi emitido menos de uma multa por veículo em todo o ano, mas a nossa experiência diária de motorista sabe, é praticamente impossível que cada veículo cometa apenas uma infração no trânsito por ano, pois vemos infrações a todo momento, em qualquer lugar.

Diante de tantas barbeiragens que vemos no trânsito, quem não se pergunta pelo menos uma vez ao dia, “Cadê a CET que não vê isso?”. Ao contrário das bravatas e tentativas de recursos de alguns que são autuados, o que vemos é o hábito de se sentir melhor que outro, ganhar vantagem,  chegar primeiro a qualquer custo. Sentimos no volante que a educação dos nossos iguais no trânsito é assustadoramente  esumana,  e concordamos  que muito mais infrações são cometidas do que flagradas.

Chico Macena

Vereador de São Paulo pelo PT
Vice Presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo
foi presidente da CET e administrador regional de Vila Prudente / Sapopemba
www.chicomacena.com.br

1 comment:

Anonymous said...

Doutor, concordo com o senhor no que se refere à necessidade de maior fiscalização e penalização dos infratores das leis de trânsito. Entretanto, gostaria de indagar ao senhor se considera razoável a aplicação de multa de R$ 7.000,00 (para não reincidente) por despejo de entulho em via pública disposta na lei municipal 3.342/97. Vi-me diante de um auto de multa imposta pela Prefeitura de Osasco, e fiquei abismada com o valor e pelo fato de terem imputado-a a um estabelecimento sendo que sequer havia sido o responsável pelo entulho. Fico abismada com certas ações praticada pela Administração Pública, que muito raramento aceita anular suas açoes manifestamente ilegais, sinceramente..